My first smoothie bowl

maio 02, 2017

Sinto que quando escrevo uma publicação com uma receita, é sempre de pequeno-almoço. Eu cozinho/confecciono as outras refeições, mas como eu já disse numa publicação antiga: eu ADORO preparar e comer o pequeno almoço. E preparar o pequeno-almoço começa na noite anterior porque antes de ir dormir começo a magicar tudo na minha cabeça. 


Apesar de adorar esta refeição, infelizmente, durante a semana eu não tenho tempo para grandes preparações, por isso, de segunda a sexta, fico-me pelas papas de aveia que preparo em 5 minutos, podem ver a receita aqui, mudo a fruta, para não comer sempre o mesmo ou opto por coisas mais simples, como sandes de manteiga de amendoim e banana. Tudo depende do tempo que tenha de manhã. 

Nos fins de semanas e feriados, gosto de elaborar um pouco mais. Não me importo nada, de demorar algum tempo na confecção, desde que o resultado seja super apetitoso e que me dê imenso prazer em comer.

Como podem ver no título, hoje trago-vos a minha receita de Smoothie bowl. Há várias maneiras de fazer, estas taças super apetitosas e nutritivas. Eu já fiz de duas maneiras, vou deixar a receita de uma delas, da que foi a minha primeira smoothie bowl, depois noutro dia, quem sabe, eu publico a outra maneira.



Quem acompanha-me o instagram (moonica.monteiro) já viu esta foto: a minha primeira smoothie bowl

Quantidade: 1 pessoa
Tempo de preparação: 25 minutos

Ingredientes

  • Quinoa
  • Água
  • 1 iogurte natural
  • 1 banana média
  • 1 maça pequena
  • Sementes de chia
  • Mix de frutos secos

Preparação

  1. Cozer a quinoa;
  2. Fazer batido de banana, metade da maça e iogurte;
  3. Cortar a outra metade de maça aos pedaços pequenos (cubos, triângulos, o que quiserem);
  4. Servir a quinoa numa taça, adicionar o batido, os pedaços de maçã;
  5. Por fim adicionar as sementes de chia e o mix de frutos secos.

Como sempre, em todas as minhas receitas há algumas notas finais, em primeiro lugar, podem ver que é muito fácil fazer estas taças; segundo, quando digo banana e maça, é porque foram as fruta que usei para a smoothie bowl da foto, mas podem usar as frutas que quiserem, o mesmo para as semestes de chia e para o mix de frutos secos. O segredo é aliarem a vossa criatividade, às coisas que têm em casa e aos vossos gostos. 

Por último, a quinoa: A quinoa pode ser preparada na noite anterior e conservada no frigorífico, isto reduz o tempo de preparação de manhã e vai fazer com que a taça seja fresca e não um morno-estranho resultante de junção da quinoa quente com batido fresco. E eu acho que a preparação da quinoa merece destaque, vou deixar abaixo como fiz a quinoa.


Preparação da quinoa

As medidas são 1x2, ou seja uma medida de quinoa para duas de água. Eu usei uma chávena de quinoa e duas chávenas de água.

  1. Numa cafeteira pequena colocar a água a ferver.
  2. Verter a quinoa para uma taça, encher de água (da torneira ou garrafão, não a que está a ferver) e com um garfo mexer bem a quinoa.
  3. Com a ajuda de um coador fino, escorrer a água. 
  4. Quando a água, da cafeteira, começar a ferver, adicionar a quinoa.
  5. Cozinhar a quinoa em lume brando ou mínimo.
  6. Quando a água secar, retirar do lume e está pronta.**

** Quanto menos água melhor, mas não deixem queimar nem ficar muito seca. Eu cozinho a quinoa, no lume mínino (no bico pequeno) em mais ou menos 10-15 minutos.

A publicação está, realmente, enorme mas teve de ser. 
Se costumam comer este tipo de pequenos-almoços, digam-me nos comentários como costumam fazer, ou se usam ingredientes muitos diferentes.
Se quiserem ver por aqui mais receitas, aviem nos comentários. 

Tenham uma óptima semana 

You Might Also Like

31 comentários

  1. Que aspeto delicioso!
    Já te estou a acompanhar pelo Instagram :)

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Com quinoa nunca experimentei! Mas devo-te dizer que fiquei tentada pois a tua taça tem óptimo aspecto. :)

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que comprei quinoa à uns tempos para experimentar e não sabia como fazer!? Já me salvaste :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  4. Huuummmmm que delícia!
    Quanto ao seu comentário lá no blog, aí em Portugal devem ter cosméticos mai legais, sem dúvida!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Yumi que aspecto delicioso!!
    Que engraçado, há anos que uso quinoa e nunca a usei no pequeno almoço. Tenho de experimentar.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. É um ótimo pequeno almoço, bem apetitoso :)
    Beijinho, Kati

    www.katiantunes.com

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar sem dúvida!
    Beijinhos:)
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá :) nunca comi mas parece ser saudável é muito bom. Sempre vejo fotos pelo Instagram e tenho muita vontade de comer. Super legal sua receita, beijinhos !
    www.propositofeminino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. As tuas receitas parecem ser sempre óptimas mas quando me levanto cedo não tenho tempo para fazer isto :p
    Mas um dia hei-de experimentar! Talvez nas férias :p

    ResponderEliminar
  10. O meu único problema é mesmo o tempo para poder preparar o pequeno almoço, para mim as manhãs são sempre muito atribuladas! Eheh Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. what a nice post :)
    happy Sunday :)

    http://itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  12. muito bom, boa dicaa
    Beijos, te espero lá no meu canal do youtube ♡♡
    www.paaradateen.com
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderEliminar
  13. Tem mesmo bom aspecto! Vou experimentar :)

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.lu

    ResponderEliminar
  14. Já tinha saudades de passar por aqui Mó :) A receita parece mesmo boa! Tem um excelente aspecto! Tenho definitivamente de começar a comer melhor ao pequeno-almoço :P
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  15. Nunca comi :o
    Mas tem um aspecto que me deixou cheia de vontade de experimentar haha

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  16. Eu vejo as fotos dessas receitinhas na internet e parecem ser deliciosas, vou preparar uma em breve para provar hahaha. Flores no Outono 

    ResponderEliminar
  17. Mas que delicias
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ahhh adoroo! Vou experimentar essa receitinha :) Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. nhammmmmmmm que delícia hein, adoro iogurte com frutas vermelhas assim!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  20. Dá um pequeno almoço super nutritivo! :)

    ResponderEliminar
  21. Amei a receita, parece ser ótimo! <3
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderEliminar
  22. Tem ótimo aspeto, tenho que fazer! :)

    ResponderEliminar
  23. Uau, mas que bom aspecto!
    Estou muito tentada a experimentar, depois partilho a experiência e digo como correu!!!
    :D
    Adorei o blog <3 já estou a seguir, convido-te a ires espreitar o meu :D
    um beijinho

    BLOG24eumcarrapito

    INSTAGRAM

    ResponderEliminar

Subscribe