Insta Lie

junho 13, 2017

O tempo aqui anda escasso e a publicação será curta. Afinal não tinha como não partilhar com vocês este video, que vi no outro dia. O vídeo fala por si só, sem precisar de introduções ou legendas, mas não posso negar que me afectou e que quero divagar sobre isso.   

Insta Lie: Social media vs. reality

A meu ver, somos a geração telemóvel na mão. A geração aparência. A geração parece-que-estamos-todos-aqui-a-competir-uns-com-os-outros. Aprendemos a rir, quando na verdade só queríamos chorar, não para mostrar que somos fortes, mas sim que somos mais fortes que os outros. Mais felizes que os outros. Melhores. 


Contra mim falo, pois sou daquelas que tira fotos antes de começar a comer. Que partilha tudo e mais alguma coisa nas sotries do instagram. Que tira dezenas de fotos à mesma coisa até achar que ficou perfeita

Mas agora pensem um pouco... Quantas conversas sérias interromperam para tirar aquela foto de grupo? Quantos silêncios contabilizam porque todos estão a scroll down naquela qualquer rede social? Quantos abraços já substituíram por likes, quantos beijos por comentários? 

E que me venham dizer que um dia serão memórias. Recordações de quem já não pode estar connosco tantas vezes como desejamos. Mas eu garanto-vos, que um dia tudo serão memórias sim! E vão olhar para uma foto e já não se vão lembrar da gargalhada dessa pessoa, do seu timbre, da forma peculiar que ela dizia algumas palavras. 

Vão desejar ter estado ali a 100%, ter saído do ecrã, partilhado menos e falado mais. Ouvir mais, apoiar mais. Vão desejar ter sorrido mais, abraçado mais e beijado muito.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Os nossos posts de hoje são muito semelhantes. É verdade que há necessidade de se partilhar tudo e mais alguma coisa mas é importante também usufruir o momento!

    ResponderEliminar
  2. É tão verdade e é assustador, sinceramente. Mas contra mim falo também :\
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo contigo. E contra mim falo, porque também gosto de captar os diversos momentos.

    ResponderEliminar
  4. O vídeo tocou-me imenso, visto que sou uma viciada em Instagram.
    Beijinhos:)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não podia estar mais de acordo com isto.
    Vivemos mesmo num mundo virtual, as relações pessoais estão a perder-se. As pessoas estão menos humanas e isso assusta-me, mostram-se vidas perfeitas nas redes sociais, que raramente correspondem a verdade... podia estar aqui horas a falar sobre este assunto... é uma reflexão que todos deviam fazer.
    Um beijinho <3

    BLOG24eumcarrapito

    INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  6. Não me insiro neste grupo de pessoas, às vezes até penso «Esta gente deve achar-me mesmo anti-social, porque não tenho fotos nenhumas com os meus amigos!» Sou capaz de passar horas sentada a falar com eles, na praia, numa saída noturna, num almoço e nem me lembrar que o telemóvel dá para tirar fotografias. Admito que, quando sozinha, tiro fotos a muita coisa - um blogue não fica bem sem fotos, né? -, porém, quando acompanhada, não ligo mesmo nada ao telemóvel ou às redes sociais. Aliás, nos últimos tempos, a única rede a que vou diariamente é o messenger, pois funciona um pouco como forma de contactar as pessoas... dou uma vista de olhos nos blogues e faço pouco mais. Não tenho sentido esta necessidade.
    Nem descreveria de melhor forma esta situação. O vídeo fê-lo de forma concisa e directa. Já por várias vezes saí com amigos meus e, de mesas onde as pessoas passam o tempo todo com o telemóvel na mão, conseguimos sentir olhar de reprovação, porque estamos a falar, a rir e nem pegamos em telemóveis.
    Não me queria gabar ou dizer que eu é que estou certa, pois, embora isto seja bom para os laços amigáveis, a verdade é que tenho 1 foto com o meu melhor amigo - RIDÍCULO! -, mas, não mudaria nada! Entendes?
    Gostei muito deste post, Mó! Beijinhos carinhosos <3

    ResponderEliminar
  7. Não podia concordar mais com o teu post, também sou daquelas que gosto de registar tudo mas já estou a perder um pouco esse hábito :)

    ResponderEliminar
  8. Não poderia concordar mais contigo.
    É verdade, e faz-me triste fazer parte de tudo aquilo que disseste. Pensar em todas as vezes que em vez de aproveitar o momento, estava com o telemóvel na mão a tirar mil e uma fotos. Entre mil e outras coisas...

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente. Parece que cada vez é mais difícil não fazer nada e não publicar nas redes sociais ou apenas tirar um monte de fotografias só porque sim.
    Beijinho, K.

    ResponderEliminar
  10. Uau este vídeo é mesmo um "abre olhos"!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  11. Concordo com tudo! Mas não sou das pessoas que mais passa tempo com o telemóvel e mal publico alguma coisa nas redes sociais. Se o ambiente estiver um pouco morto até pego no telemóvel mas nem devia para tentar melhorar o ambiente!

    ResponderEliminar
  12. O vídeo é mesmo tão verdade, vivemos num tempo em que grande parte das pessoas é obcecada pelo telemóveis, superficial e que vive das aparências.
    Felizmente, eu não me enquadro neste grupo de pessoas. Atualizo o Instagram frequentemente, mas não deixei passar nenhum momento ao lado por causa de uma foto. Quando saio com os meus amigos ou a minha família, até posso tirar uma foto ou duas, mas depois o telemóvel fica pousado o resto do tempo.
    Como tudo na vida, acho que é preciso existir um equilíbrio. As redes sociais são benéficas e um bom meio de comunicação até certo ponto. Quando usado em excesso, obviamente, torna-se prejudicial. É preciso saber usá-lo com moderação, e saber que, no final do dia, o mais importante são os momentos que vivemos offline.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. Também gosto de registar as coisas...mas tento esperar pelo momento certo. P.ex. não interrompo uma conversa ou um almoço só para tirar fotos :) Há que ter um meio termo e não deixar que a "vida digital" se sobreponha à realidade...

    beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

    ResponderEliminar
  14. adorei o video querida... ja partilhei... para mim depende das alturas se estiver com boa companhia nem me lembro do telemovel... mas se estiver a passar uma seca ai uso o telemovel pa passar o tempo.


    adorei o blog.... ja comecei a seguir :)

    beijinhos

    www.moreeli.com

    ResponderEliminar
  15. Concordo com tudo o que disse! Infelizmente somos essa geração que "precisamos" mostrar tudo o que fazemos aos outros, mas ainda há tempo de mudar!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  16. Grande vídeo! Infelizmente vivemos num vídeo de ilusão, onde se cria uma nova vida nas redes socias. É triste, muito triste...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  17. Muito bom o video, e a mensagem não podia ser mais clara!

    ResponderEliminar
  18. Nunca tinha visto esse vídeo mas traduz perfeitamente o que se passa na vida da maioria das pessoas. É triste que assim seja... Mais importante que parecer é SER.

    ResponderEliminar

Subscribe